A ANÁLISE CRÍTICA DAS OBRAS DE ALMEIDA JUNIOR PELO GRUPO VIVENDO ARTES









 
O Violeiro 1899
 
 

 
A obra encontra-se na Pinacoteca de São Paulo
 
 
A linguagem utilizada pelo artista.
Conhecido pela sua habilidade em pintar a cultura local da cidade onde habitava, Almeida Junior consegue transmitir o Realismo da Arte Brasileira fazendo dela um marco de um período que contribuiu possivelmente para o não esquecimento. Nesta obra O Violeiro a expressão predomina dando movimento e a mais bela sensação de realidade. Os detalhes rústicos do ambiente também transformam a analise num conceito puramente reflexivo sobre a vida no interior das cidades brasileiras  A sensação de final de semana e fim de tarde em que as pessoas se encontram em frente as casas para conversar e nesta imagem especificamente para cantar modas de viola para passar o tempo, nos traz a sensação de que ainda podemos ver este tipo de imagem hoje em alguma cidade do interior. Sensação de passado que não se perdeu, se  configurando com o presente.
 
 
 
Vânia Numeriano da Costa Sousa
 
 
 
 

                                                          Apóstolo São Paulo 1869
 



 

A obra encontra se na Igreja Matriz Nossa Senhora da Candelária em Itu
 

Materiais utilizados
 

Utilizando tintas de tons vivos e ao mesmo tempo sombreando os detalhes Almeida Junior consegue distinguir o movimento com tons mais suaves. O predominante vermelho e amarelo indicando  intensidade e Luz.  Os tons apagados que alcançou para fazer o fundo dão a sensação de distancia não só pelo desenho mas como pela boa colocação e escala de cores.

 

Flabiana de Jezus Kyriakis

 

 

 

                                                          Caipira Picando Fumo 1893

A obra encontra-se na Pinacoteca de São Paulo

Sobre a Técnica

 
Utilizando o cenário caipira valorizou a cultura da região mostrando que em sua técnica predominava a luz do sol em detalhes e por esta razão o tom de pele do personagem se sobre saia diferente de obras e de conceitos que havia aprendido no exterior. Valorizou a imagem dos nativos e sua individualidade. 
 

 Ana Lucia de Moraes

 
 

                                                      O derrubador Brasileiro 1879









 
A obra encontra-se no Museu Nacional de Belas Artes no Rio de Janeiro
Crítica sobre temas Críticos.

Expressando na obra algo além de seu tempo, a obra O Derrubador Brasileiro nos transmiti o que vivemos hoje com mais intensidade: a devastação de florestas. Aqui retrata um lenhador que provavelmente estava descansando despreocupado talvez até com o seu futuro. Hoje temos vários derrubadores brasileiros que mesmo conscientes não param de devastar florestas inteiras.

 
Maria Aparecida Pereira Ferreira

 

 
 

                                                                       Saudade 1899
 


A obra de encontra na Pinacoteca do Estado de São Paulo
 

Crítica Geral

Almeida Junior refere-se no desenho a saudade de alguém. Demostra pela cor preta da veste do personagem o recebimento de uma má noticia ou ela relembrando o fato que lhe causa a triste saudade. Predominando o realismo nos seus detalhes observamos na imagem em proximidade que a personagem está chorando ao ler a carta. Utilizou materiais escuros  na pintura a óleo  que combinados aos tons claros deram destaque ao realismo da situação apresentada.

O chapéu de palha se apresenta na imagem retratando-o novamente como o regionalista da época e o seu  tema rústico.

 

Visão do Grupo.






 



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