O Violeiro 1899
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A obra encontra-se na Pinacoteca de São Paulo
A linguagem utilizada pelo artista.
Conhecido pela sua habilidade em pintar a cultura
local da cidade onde habitava, Almeida Junior consegue transmitir o Realismo
da Arte Brasileira fazendo dela um marco de
um período que contribuiu possivelmente para o não
esquecimento. Nesta obra O Violeiro a expressão predomina dando
movimento e a mais bela sensação de realidade. Os
detalhes rústicos do ambiente também transformam a analise num
conceito puramente reflexivo sobre a vida no interior das
cidades brasileiras A sensação de final de semana e fim de tarde
em que as pessoas se encontram em frente as casas para conversar e nesta
imagem especificamente para cantar modas de viola para passar o tempo, nos
traz a sensação de que ainda podemos ver este tipo de imagem hoje em alguma
cidade do interior. Sensação de passado que não se perdeu, se
configurando com o presente.
Vânia Numeriano da Costa Sousa
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Apóstolo
São Paulo 1869
A obra encontra se na Igreja Matriz Nossa Senhora
da Candelária em Itu
Materiais utilizados
Utilizando tintas de tons vivos e ao mesmo tempo sombreando os detalhes
Almeida Junior consegue distinguir o movimento com tons mais suaves. O
predominante vermelho e amarelo indicando intensidade e Luz. Os
tons apagados que alcançou para fazer o fundo dão a sensação de distancia não
só pelo desenho mas como pela boa colocação e escala de cores.
Flabiana de Jezus Kyriakis
Caipira Picando Fumo 1893
A obra encontra-se na Pinacoteca de São Paulo
Sobre a Técnica
Utilizando o cenário caipira valorizou a cultura da
região mostrando que em sua técnica predominava a luz
do sol em detalhes e por esta razão o tom de pele do personagem se sobre
saia diferente de obras e de conceitos que havia aprendido no
exterior. Valorizou a imagem dos nativos e sua individualidade.
O derrubador Brasileiro 1879
A obra encontra-se no Museu Nacional de Belas Artes
no Rio de Janeiro
Crítica sobre temas Críticos.
Expressando na obra algo além de seu tempo, a obra O Derrubador
Brasileiro nos transmiti o que vivemos hoje com mais intensidade: a devastação
de florestas. Aqui retrata um lenhador que provavelmente estava
descansando despreocupado talvez até com o seu futuro. Hoje temos vários
derrubadores brasileiros que mesmo conscientes não param
de devastar florestas inteiras.
Maria Aparecida Pereira Ferreira
Saudade 1899
A obra de encontra na Pinacoteca do Estado de São
Paulo
Crítica Geral
Almeida Junior refere-se no desenho a saudade de alguém. Demostra pela
cor preta da veste do personagem o recebimento de uma má noticia ou ela
relembrando o fato que lhe causa a triste saudade. Predominando o realismo nos
seus detalhes observamos na imagem em proximidade que a personagem está
chorando ao ler a carta. Utilizou materiais escuros na pintura
a óleo que combinados aos tons claros deram destaque ao
realismo da situação apresentada.
O chapéu de palha se apresenta na imagem retratando-o novamente como o
regionalista da época e o seu tema rústico.
Visão do Grupo.
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