Aleijadinho e Adriana Varejão
Profeta Oséias (Aleijadinho)
Técnica:Arte em Pedra Sabão
O milagre dos Peixes(Adriana Varejão)
Técnica:Arte em Azuleijos
O tema:
Os dois artistas exploram em suas obras o Barroco, sua formas e detalhes com exagero, mas também simplicidade. O tema religioso nos remete a trechos bíblicos mesmo não sendo exatamente a proposta da artista plástica Adriana Varejão. Sua obra diáloga com Aleijadinho pela influência e técnicas do barroco.
Profeta Ezequiel (Aleijadinho)
Técnica:Arte em Pedra Sabão
Proposta para uma Catequese I
Óleo sobre tela
Adriana Varejão
A técnica:
Notamos que nas duas obras a religiosidade é um aspecto bem relevante. Notamos a presença de imagens com seus contornos e formas utilizadas pelo Barroco. A técnica uitlizada mostra perspectiva e sensação de revelo na obras de Adriana Varejão já na obra de Aleijadinho o relevo não é só uma sensação
Anjo com Cálice da paixão (Aleijadinho)
Técnica: Arte em Gesso
Adriana Varejão
Anjos : Oléo sobre Tela
Materiais:
Nestes trabalhos vemos que a linguagem é a mesma, a proposta e os tons de um amarelo queimado dão expressão e luz ao trabalho tanto de um quanto o outro.
Relevo no pórtico da
igreja de São francisco Em São João de-l rei (Aleijadinho)
O sedutor
Adriana Varejão
oléo sobre tela
Materiais:
Arquitetura predominante nas duas obras mostram épocas diferentes a perspectivas e sensações de espaço dando sensações de outras realidade. As tintas utilizadas com cores de tons parecidos ajudam também nesta perpectiva.
Pedro Américo e Vik Muniz
Narciso, a partir de Caravaggio 2005
A rabequista árabe, 1884
Pedro Américo
O espaço:
Os detalhes de vermelho, a presença de uma pessoa segurando alguma coisa. Os trabalhos são apresentados em galerias. Com certeza apresentados em grandes exposições. Por serem obras magníficas.
Peanut Butter and
JellyVik Muniz
Pedro Américo Detalhe de A
visão de Hamlet, 1893
Linguagem:
Cores para o tom vermelho, duas figuras importantes nas imagens apresentadas. Ambos retomam personalidades importantes símbolos históricos.
Espelhos de papel Vik Muniz
Fala do Trono,
1873
pedro americo
Materiais
As cores amarelas nas dua obras mostram a necessidade e presença de luz. mesmo um utilizando revistas e o outro tinta as duas obras conversam pela altivez tanto do animal que é um animal que se mostra grande, tanto para o rei que se apresenta na imagem.
Wasteland Vik Muniz
Libertação dos Escravos, 1889
Tema:
Além das cores é possível identificar tema do cotidiano de uma época, vemos que na imagem da obra de Vik Muniz, ele faz uma releitura de uma obra já existente porém o contexto em que a obra foi feita a realidade da pessoa que foi retratada também marcam época, e nas obras de Pedro Américo retrata uma imagem também de um acontecimento de época marcante A libertação dos escravos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário